PMI Industrial do Brasil: sentimentos mistos (01/12/2023)
A indústria manufatureira brasileira enfrentou desafios persistentes ao se manter em contração no final de 2023, revelando uma tendência de queda pela terceira vez consecutiva, conforme indicado pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI) Manufatureiro da S&P Global, ajustado sazonalmente, que registrou 49,4 em novembro. Apesar da diminuição na produção e nos novos pedidos, houve sinais encorajadores, como a desaceleração no ritmo de contração em comparação com outubro. Empresas adotaram uma abordagem cautelosa, reduzindo a compra de insumos e focando na utilização de estoques existentes, enquanto os preços de compra renovadamente aumentaram, levando à elevação das tarifas em novembro.
Esses desenvolvimentos ocorreram em um contexto de desafios nas exportações, com a competição de preços em mercados internacionais resultando em uma acentuada queda nos novos pedidos de exportação. Apesar da redução marginal nas novas entradas de negócios, a pesquisa PMI indicou uma melhoria na confiança empresarial e uma desaceleração nas quedas de vendas e produção. Os custos de insumos aumentaram pela primeira vez em sete meses, mas a inflação foi moderada. Fabricantes, após sete meses de descontos, aumentaram seus preços de venda em novembro, embora a taxa de inflação tenha sido marginal e insignificante em termos históricos.
O cenário empresarial otimista, alimentado por projeções positivas para a demanda, lançamentos de novos produtos e expectativas de cortes adicionais nas taxas de juros, contribuiu para a criação de empregos. Embora a taxa de criação de empregos tenha sido leve, foi a mais robusta em mais de um ano. As empresas demonstraram uma abordagem cautelosa em relação à reconstrução de estoques, preferindo utilizar estoques existentes em vez de adquirir novos insumos, refletindo uma postura de espera para entender melhor a trajetória da demanda. Ainda assim, o excesso de oferta de insumos em relação à demanda impulsionou melhorias nas performances dos fornecedores e reduziu os prazos de entrega para níveis notáveis.
Comentários
Postar um comentário