Retração inesperada no PMI Industrial da Espanha (02/11/2023)
O PMI (Purchasing Managers Index), que mede as expectativas dos gerentes de compras com as condições atuais do setor privado manufatureiro em determinado local, retraiu de 47,7 para 45,1. A expectativa era de que o índice cairia 0,7 pontos, mas caiu 2,6.
A Europa está passando por momentos difíceis, alguns consideram uma estagflação, pois há diminuição real da atividade econômica e ainda uma inflação pujante. Normalmente, quando os países vivem situações de pressões inflacionárias advindas da demanda, isso é um sinal de que a economia está acelerada, com consumidores exercendo pressão sobre os estoques de mercadorias e capacidades de serviços das empresas, como a demanda supera a oferta, e os bens econômicos são sempre limitados pela própria materialidade, ou seja, eles existem em quantidades limitadas, ou quando não, podem ser fabricados a partir de insumos limitados. A limitação é a questão mais profunda na economia, a limitação de recursos dá a oportunidade para o observador perspicaz de alocar estes recursos com a maior eficiência possível. Portanto, a situação que a Europa vive não é apenas uma inflação de demanda, pois a atividade econômica não está aquecida, mas sim uma inflação de oferta, causada tanto pela condução digna de críticas da sua política monetária heterodoxa, mas também de fatores exógenos, como o preço do barril de petróleo e outras condições adversas causadas por eventos geopolíticos. A flexibilização de medidas que injetam liquidez na economia e estimulam a demanda agregada, como o APP (Asset Purchase Programme) e o PEPP (Pandemic Emergency Purchase Programme), as baixíssimas taxas de juros e a condução de outros instrumentos de política monetária expansionista, principalmente para conter a deflação e a diminuição da atividade ocorrida durante a pandemia, juntamente com os fatores de obstrução de oferta, como os que citei anteriormente, fizeram surgir uma inflação nunca antes experimentada na Zona do Euro, e, consequentemente na Espanha, já que a relação quase umbilical das economias da Zona do Euro perpassa o comércio e as relações amistosas, uma vez que elas dividem a mesma moeda e acabam sofrendo os efeitos da política monetária do ECB (European Central Bank), sem distinções próprias situacionais de cada nação.
Alguns insights advindos do PMI da Espanha que valem a ser citados :
1) O setor de manufatura espanhol enfrentou um mês desafiador em outubro, com queda em diversos subgrupos analisados pelo PMI, como: queda na produção, queda de novos pedidos e queda nas contratações. A fraca demanda, tanto interna quanto externa, está levando à movimentos deflacionários para a consecução de novas vendas, com os produtores diminuindo os preços de saída para com o consumidor final.
2) O PMI de manufatura da Espanha se encontra em um nível abaixo de 50,0 pelo sétimo mês consecutivo, indicando uma forte retração do setor industrial. O nível atual indica a maior deterioração no ano todo do índice PMI de manufaturas.
3) A União Europeia e seus países membros são historicamente dependentes de uma consonância de condições favoráveis de seus membros para o florescimento do comércio internacional no continente. Uma vez que os países da UE são altamente dependentes uns dos outros para a realização de comércio exterior, e como eles estão sujeitos ao mesmo controle monetário, um país "quebrado" não conseguirá se aproveitar da boa fase de seu vizinho, uma vez que provavelmente ambos estarão em bancarrota.
4) As empresas reduziram drasticamente a atividade de compras de estoque, optando utilizar os já comprados para a consecução dos novos negócios. Em relação às compras, a queda do mês de outubro foi a maior desde março de 2013.
5) A taxa de demissões nas manufaturas espanholas sinalizaram pela quarta vez nos últimos cinco meses redução de pessoal.
6) Localmente, houve uma queda nos preços dos insumos, com os vendedores optando por diminuírem sua margem para vender para as manufaturas, portanto, apesar da queda na atividade, os custos do produto vendido (CPV) apresentaram uma queda.
Comentários
Postar um comentário