Museu das Políticas Monetárias do Federal Reserve: Primary Dealer Credit Facility (PDCF)
O Primary Dealer Credit Facility (PDCF) foi uma iniciativa do Federal Reserve introduzida para o seu arcabouço de políticas monetárias durante a Grande Crise Financeira de 2008 (GFC). Ela teve como objetivo principal o apoio financeiro direto aos "primary dealers", que são as instituições financeiras que são habilitadas a negociar diretamente com o Federal Reserve, seja em operações de compras de títulos do tesouro no mercado primário, quanto em operações de injeção de liquidez, como as de empréstimo colateralizado ou recompra. Ou seja, a PDCF foi estabelecida para fornecer uma fonte de financiamento de curto prazo para os primary dealers, que estavam passando por choques financeiros diversos durante o estouro da bolha imobiliária e o pânico subsequente ao estouro da mesma, causando uma retirada de liquidez extrema, causada pela aversão ao risco da maioria das instituições financeiras/investidores.
A PDCF funcionou nas seguintes veredas:
1) Facilidade de Empréstimo: Sob o PDCF, os primary dealers tinham a capacidade de obter empréstimos colateralizados diretamente do Federal Reserve. Os colaterais poderiam incluir uma variedade de ativos financeiros, como bonds ou outros instrumentos de alta qualidade. Obtido o empréstimo, a injeção de liquidez do Federal Reserve permitia essas instituições a honrar seus compromissos, evitando uma expansão ainda mais generalizada da crise.
2) Acesso Limitado: O acesso a PDCF era limitado aos primary dealers que estivessem em conformidade aos requisitos do Fed. Isso incluía a apresentação de garantias aceitáveis e a demonstração financeira da necessidade de financiamento.
A PDCF foi descontinuada em 2010.
Comentários
Postar um comentário