Effective Lower Bounds: Conceito e Implicações (12/11/2023)

 Effective Lower Bounds refere-se ao limite inferior efetivo das taxas de juros, particularmente em políticas monetárias, e ocorre quando a taxa de juros nominal se aproxima de zero, limitando a capacidade do banco central reduzir as taxas de juros para estimular o crédito e consumo, perdendo a sua ferramenta de política monetária mais ágil e abrangente. 

Em condições normais, os bancos centrais ajustam as taxas de juros para controlar a inflação e estimular o crescimento econômico. No entanto, quando as taxas já são igual a zero (Zero Lower Bound) ou próximas a zero (Effecitive Lower Bound), essa ferramenta perde a eficácia. Isso pode ocorrer quando a economia se "vicia" a crédito barato, distorcendo os padrões econômicos e fazendo os agentes econômicos se endividarem sem o contrapeso real da produção e criação de riqueza. Logo, quando após o ciclo de crédito barato, a atividase acaba se estagnando, quando as taxas já estão próximas a zero, os bancos centrais precisam implementar outras políticas monetárias não convencionais, como:

. Taxas de Juros Negativas;

. Controle da Curva de Rendimento (YCC);

. Afrouxamento Quantitativo (QE);

. "Dovish" Forward Communication;

. Operações de empréstimo colateralizado;

. Operações de Recompra;

. Diminuição nas taxas de depósito quantitativo de Reservas Bancárias com o banco central e os juros subjacentes pago a elas;

. Diminuição nas taxas de Redesconto;

. Operações de swap entre bancos centrais, dentre outras políticas monetárias consideradas heterodoxas.

Para as instituições financeiras, como os bancos comerciais, juros muito baixos podem afetar a rentabilidade de suas operações, uma vez que em ambientes de juros muito baixos o "spread bancário" irá ficar muito apertado, portanto, em países onde a política monetária utiliza de ELB, os bancos centrais acompanham de perto a liquidez dos bancos, além de manterem estratagemas para prover liquidez em tempos de estresse financeiro.


.

Comentários